Amor de filho também cura
Quando eu morava em outra cidade, eu perdi as contas de quantas vezes ao desligar o telefone, alguma amiga perguntou: nossa, mas era com a sua mãe que você tava falando? Sim, era. Elas sempre se espantavam com a forma como eu falava e a quantidade de risadas e bobagens que saiam.
Esse sempre foi o nosso jeito. Minha mãe sempre foi exigente, mas com o que era importante. Eu nunca precisei chamar ela de “senhora” pra mostrar respeito – aliás, ela detesta que qualquer um a chame assim. Muitas vezes, a gente se chama mesmo é de palhaça, criatura, mulher, pirralha. Muitas vezes, a gente manda a outra pra aquele lugar, diz que é folgada, mandona, mal-educada. E em tudo isso, existe muito mais declaração de amor do que em tanta gente por aí que só fala “eu te amo” pra mãe no Dia das Mães e depois fala grosserias todos os outros dias quando a roupa não tá lavada e o almoço está atrasado.
O respeito não está em chamar de “senhora”, em comprar um presente incrível nas datas especiais ou em fazer declarações no facebook. Tudo isso é válido, se vier do seu coração. Mas, muito mais do que isso, o respeito está naquele beijo de bom dia e boa noite que você dá todo dia nela, naquela mensagem avisando que vai se atrasar, mas que está tudo bem, naquela louça que você lava enquanto ela está descansando, no elogio que faz quando ela se arruma pra sair com você, na paciência em ouvir milhares de vezes as mesmas histórias que ela adora contar, em pedir desculpas depois de ter falado mais do que devia, em levar uma flor ou um bombom num dia qualquer só porque lembrou que era o preferido dela.
Amor de mãe nos cura diariamente, principalmente depois de adultos. Pois, saiba que amor de filho também cura uma mãe todos os dias e as faz viver mais e mais felizes. Então, quando você for dar aquele presente que comprou pra sua mãe hoje, lembra de junto entregar seu coração, seu pedido de desculpas, seu eu te amo. Pode fazer isso só olhando nos olhos dela, porque um dos super poderes de mãe é conseguir entender seu filho sem precisar de uma palavra.
Feliz Dia das Mães a todas que cumprem esse papel, seja mãe, pai, avó, tia, irmã!
E pra minha, em especial: Te amo, palhaça! Muito mais do que eu conseguiria dizer. Já tô chegando pra te ajudar no almoço.