Menstruação! Precisamos falar sobre isso
Essa semana uma notícia rodou a internet causando espanto em algumas pessoas. A nadadora chinesa Fu Yuanhui disse que competiu mal na prova de revezamento 4×100 nos Jogos Rio 2016 por ter ficado menstruada na noite anterior. Esse assunto foi dito ser um grande tabu na China, sendo que alguns torcedores de lá comentaram estar em choque porque nem sabiam que era possível nadar menstruada! :0
Esse é um bom gancho para entender que não é só com nossos amigos de olhos puxados que esse tema é ignorado. Quer uma prova? Quantos homens aí continuam lendo esse texto depois de saber qual seria o assunto? Tenho certeza que poucos.
A menstruação ainda é um assunto escondido tanto quanto sexo, drogas, e rock’n roll depilação íntima e outros ligados ao corpo feminino. Você percebe isso desde “piadas” infames até lendas de que mulheres nesse período não podem lavar a cabeça, passando pela necessidade de sussurrar sua situação para outra mulher como se tivesse contando que roubou a sacolinha da igreja! E aquelas expressões secretas: “está naqueles dias”, “em um período delicado”, “visita indesejada”. Sério, gente?! Já não basta passar por isso todo mês, ter cólica, tpm, ainda tenho que esconder do mundo??
O problema já começa por ser algo relacionado à parte íntima da mulher, que é um tabu por si só. Enquanto os meninos adolescentes recebem tapinhas nas costas quando começam a se trancar no banheiro, as meninas tomam bronca até por se coçarem mais perto “de onde não deviam”. Isso já faz com que as próprias mulheres desde a infância tenham medo, não conheçam o funcionamento do próprio corpo. Algumas nem sabem que o lugar por onde sai a menstruação não é o mesmo do xixi. Quando coloca sangue no meio, ferrou. Aí é que não vai chegar perto mesmo. É algo sujo, nojento.
Vou dizer que menstruar é a coisa mais legal do mundo? Não! Mas também não é nenhum monstro. De uma forma mais filosófica, é natural, é uma reconexão com a natureza, é um caminho para a criação de outro ser, é o que faz da gente um pouco mais especial. Talvez se você começar a enxergar dessa forma que a sua relação com seu corpo também vai melhorar. (Obs.: Mulheres que sofrem muito com isso por terem problemas de saúde, resolvam com suas médicas a melhor opção. Ninguém precisa ficar sentindo dor só por achar que é uma missão divina, ok?!)
Claro que também não sou a máster bem resolvida com o meu corpo, mas vou dar uma dica que pode ajudar a situação. Minha relação com meu corpo e com a menstruação melhorou muito depois que comecei a usar o coletor menstrual (entenda aqui). Li muito sobre o assunto e no começo também tinha a síndrome do “nojinho de mim mesma”. Mas depois que vi que não fazia sentido, foi a melhor coisa que trouxe pra minha vida. A maior preocupação em geral é o medo de entrar em contato com o sangue menstrual. Então, já explico logo que se você usar da forma correta, dificilmente isso vai acontecer. E, se ainda assim acontecer, lembre-se que ele é seu! Faz parte do seu corpo, é mais limpo do que muita coisa que a gente põe a mão por aí, amiga!
Pra mim, foram três os principais benefícios: não poluir o meio-ambiente (um absorvente externo leva, em média, 100 anos para se degradar na natureza), parar de gastar dinheiro com absorvente (o gasto é de cerca de R$ 100 por ano!) e esquecer que estava menstruada. ES-QUE-CER! Pra quem fica 7 dias com essa amiguinha, não sofrer com a presença dela é uma benção! Não tem cheiro, não machuca, pode ir pra praia, piscina, academia (faço yoga com ele, vai vendo!), dormir sem se preocupar. Ah, e para as migas que acham que não conseguem porque passam o dia todo fora e têm que usar banheiro público e não tem espaço, não tem água, blá blá blá, eu já esvaziei meu copinho no banheiro no meio de um casamento, de vestido longo e meia-calça! Parem de arrumar desculpa.
O recado mais importante aqui é: vamos parar de ter vergonha dos nossos corpos e da nossa menstruação! Fale sobre isso! Tem que ter vergonha de não se cuidar, não se conhecer, não ensinar sua filha como é e seu filho a respeitar. O resto é natural e lindo! Talvez se a gente lidasse melhor com isso, a coitada da chinesinha da natação não sofresse tanto e tivesse ajudado a ganhar uma medalha.
P.S. Homens que por acaso tenham chegado até aqui: Parabéns! Precisamos de mais como vocês! Repassem para suas esposas, namoradas, irmãs, mães, amigas. Mostrem que vocês se preocupam, que a saúde e tranquilidade delas também é importante para vocês.