Qual a cor do sucesso pra você?
Vou te fazer uma pergunta: Imagina que um amigo veio te contar que arrumou uma namorada nova ou que o você soube que o chefe da sua irmã é bem rígido e exigente ou que você começou a ler um livro e acabou de ser apresentado para a personagem principal. Como você imaginou essas pessoas? Brancas ou negras? Gordas ou magras?
Parei pra pensar nisso outro dia quando lia um livro do meu autor favorito, John Grisham. Já devo ter lido quase uma dezena de livros dele, mas não me lembro de outro em que ele descreva a personagem principal tantas vezes. A personagem – um advogado que acaba na cadeia depois do golpe de um cliente – é negra e, em vários momentos eu me peguei esquecendo disso e criando uma imagem de um homem branco na minha mente. Só mudava essa imagem quando o autor me fazia lembrar disso novamente (a questão da cor era um fator relevante no enredo).
Isso pode ser chamado de inconsciente coletivo ou imaginário social. Acontece quando na sua mente você enxerga alguma coisa mais influenciado pela forma como a sociedade e os seus antepassados veem do que pelo que você viveu efetivamente. Tipo quando alguém fala que é jornalista e você já imagina na bancada do Jornal Nacional, ou ainda fala que é juiz e você já imagina de roupa preta. Dá pra entender, então, porque é tão difícil para nós, brancos, imaginarmos uma pessoa de sucesso sendo negra? Isso não é pra servir de desculpa, não, “ah o mundo é assim”. Está errado.
Você que estudou em escola particular, quantos negros tinham na sua sala? E na faculdade? Dois? Três? Com sorte, uns cinco? Numa classe com 30, 40 alunos. Agora, compara… Mais da metade (54%) da população brasileira é de negros ou pardos, segundo o IBGE em 2016. Não tem alguma coisa errada? O mesmo IBGE também afirma que entre os mais pobres no Brasil, 3 em cada 4 são negros.
Percebe porque o imaginário social faz a gente nunca pensar em uma pessoa de sucesso como negra? Por mais que você não se considere uma pessoa racista, pensa o quanto isso ainda acontece dentro de você das formas mais ingênuas e discretas. 2017, isso já deveria ter mudado. E a mudança acontece nas pequenas coisas, como a sua imaginação.
Deixo aqui essas ideias pra sua reflexão… Pra você, que cor tem o sucesso?